Disjuntores

Dispositivo de segurança para circuitos elétricos

Disjuntores são dispositivos de segurança.

Quadro de disjuntores

Disjuntor é um dispositivo de segurança que ajuda a proteger os circuitos e aparelhos elétricos contra sobrecarga de corrente e curto-circuito.

Eles são instalados no painel elétrico da residência, comércio ou indústria e monitoram a quantidade de corrente elétrica que flui pelos circuitos elétricos, fios e cabos.

Se a corrente elétrica ultrapassar o limite seguro, por exemplo um disjuntor de 10A, o disjuntor é desarmado automaticamente interrompendo fluxo de eletricidade e prevenindo danos aos aparelhos e riscos de incêndio.

Disjuntores são componentes essenciais e obrigatórios em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais.

É importante que os disjuntores sejam instalados e dimensionados corretamente por um profissional qualificado para garantir que o dispositivo atue quando for necessário.

No mercado existem vario tipos de disjuntores, cada um com suas características e aplicações específicas. Veja alguns exemplos:

  • Disjuntores termomagnéticos: são os mais comuns e funcionam através de um sistema de alavanca que desarma o circuito quando a corrente elétrica ultrapassa um valor determinado. Eles possuem dois tipos de mecanismos de proteção, o térmico e o magnético.
  • Disjuntores diferenciais: também chamados de DDRs, esses disjuntores são utilizados para proteger as pessoas contra choques elétricos. Eles têm um dispositivo que detecta a diferença entre a corrente que entra em um circuito e a que sai, desligando o circuito quando essa diferença ultrapassa um determinado valor, geralmente esse valor não passa de 30mA, que é uma corrente segura para o corpo humano suportar.
  • Disjuntores unipolares, bipolares e tripolares: os disjuntores unipolares têm apenas um polo de ligação, os bipolares têm dois polos de ligação e são usados geralmente para ligar chuveiros, torneiras elétricas e dispositivos 220V, os tripolares possuem 3 polos de ligação e são comumente usados na ligação de dispositivos trifásicos. Eles são usados para desligar a corrente elétrica em caso de sobrecarga ou curto-circuito.

Importante citar que esses são apenas alguns exemplos de tipos de disjuntores.

Para escolher um tipo de disjuntor adequado é preciso dimensionar o circuito corretamente. E vai depender da instalação elétrica e das necessidades específicas de cada situação.


Veja também: Condutores elétricos e Múltiplos e Submúltiplos

Eletricista

2 comentários em “Disjuntores”

Deixe um comentário