Um dos ícones da Ciência.
Michael Faraday (1791-1867) foi um dos mais importantes cientistas britânicos do século XIX, famoso por suas contribuições à eletricidade e ao eletromagnetismo.
Nasceu em uma família pobre em Newington Butts, em Londres, e recebeu pouca educação formal.
Porém sua curiosidade e amor pela ciência o levaram a fazer experimentos em seu tempo livre, o que acabou levando-o a uma carreira de sucesso como cientista.
Faraday é mais conhecido por suas descobertas na área da indução eletromagnética.
Em 1831, ele realizou uma série de experimentos e acabou descobrindo que um campo magnético em movimento poderia gerar uma corrente elétrica em um circuito fechado.
E assim desenvolveu o primeiro gerador elétrico baseado em um princípio de indução em que uma bobina giratória cortava as linhas de campo magnético de um ímã permanente.
Em 1836, Faraday inventou a gaiola de Faraday, uma estrutura metálica que é projetada para bloquear a entrada ou saída de campos elétricos, magnéticos ou eletromagnéticos.
Faraday também cunhou muitos termos elétricos importantes, como “eletrólise” e “anodo” e “catodo”.
Também descobriu a lei da eletrólise e mostrou que a eletricidade era responsável pela decomposição de compostos químicos.
Descobriu também que as linhas de campo magnético podiam ser usadas para mapear campos elétricos e magnéticos.
Além de suas descobertas na eletricidade e no eletromagnetismo, Faraday também fez contribuições significativas para a química, incluindo o isolamento de compostos orgânicos e a descoberta do benzeno.
Michael Faraday, mais que um cientista.
Se já não bastasse tantas descobertas, Faraday foi um grande comunicador da ciência, apresentando palestras públicas para pessoas de todas as idades e níveis educacionais.
A Royal Institution Christmas Lectures, é uma série de palestras públicas para jovens que existe até hoje, foi fundada por Faraday em 1825.
Em resumo, Michael Faraday foi um dos mais importantes cientistas, da história britânica e do mundo, que fez contribuições significativas para a compreensão da eletricidade, eletromagnetismo e química. Suas descobertas continuam a ter um impacto significativo na ciência e na tecnologia modernas.
2 comentários em “Michael Faraday”