Interruptor e Disjuntor Diferencial Residual – IDR e DDR

Diferença entre IDR Interruptor Diferencial Residual, e DDR Disjuntor Diferencial Residual.

IDR e DDR

A principal diferença entre DR e DDR é que o DDR possui uma função adicional de proteção contra sobrecarga e curto-circuito em uma única unidade, enquanto o DR possui apenas a função de proteção contra fuga de corrente.

O DDR é uma opção mais completa em relação ao DR, oferecendo uma proteção a mais em uma única unidade.

Enquanto o DR é obrigatório em muitos países e é uma exigência das normas de segurança elétrica, o DDR é indicado para instalações elétricas que requerem maior nível de proteção e segurança.

Lembrando que se optar pelo DR e não utilizar o DDR o circuito deverá ser instalado em conjunto com um disjuntor termomagnético.

IDR: Interruptor Diferencial Residual

O IDR (Interruptor Diferencial Residual) é um dispositivo de proteção contra fuga de corrente, trata-se de um componente de segurança utilizado em instalações elétricas para proteger pessoas de choques elétricos e prevenir incêndios.

Ele monitora a corrente elétrica que entra e sai de um circuito elétrico, detectando correntes de fuga à terra e desligando a alimentação elétrica em caso de perda de equilíbrio.

O IDR é obrigatório em muitos países, inclusive no Brasil, e atende às normas e padrões de segurança elétrica.

DDR: Disjuntor Diferencial Residual

O DDR (Disjuntor Diferencial Residual) é uma evolução do DR que acrescenta a função de proteção contra sobrecarga e curto-circuito em uma única unidade.

Ele monitora a corrente elétrica que entra e sai de um circuito elétrico, detectando fugas de correntes à terra e desligando a alimentação elétrica em caso de perda de equilíbrio, além de interromper a corrente elétrica em casos de sobrecarga ou curto-circuito.

O DDR é uma opção mais avançada e segura em relação ao DR e é indicado para instalações elétricas que requerem maior nível de proteção.

O DDR é uma combinação do IDR com o disjuntor termomagnético, o famoso dois em um.

Resumindo a importância do IDR

Independente de qual usar, IDR ou DDR, lembre-se que o IDR trata-se de um dispositivo obrigatório nas instalações.

O IDR (Interruptor Diferencial Residual) é um dispositivo de proteção elétrica que tem como objetivo principal proteger a vida das pessoas.

Ele é capaz de detectar fuga de correntes à terra em uma instalação elétrica e desligar a alimentação elétrica em caso de perda de equilíbrio, evitando que uma pessoa entre em contato direto com a eletricidade e sofra um choque elétrico que pode ser fatal.

Portanto, o IDR é essencial para garantir a segurança elétrica em ambientes residenciais, comerciais e industriais, protegendo a vida das pessoas que utilizam essas instalações elétricas.

Veja Também: DPS


Eletricista

1 comentário em “Interruptor e Disjuntor Diferencial Residual – IDR e DDR”

Deixe um comentário